Os 7 pecados capitais ou os 7 defeitos humanos?!!

11 mar

Os 7 pecados capitais representam os defeitos humanos, e só podem ser identificados e tratados através da psicologia e meditação; não é a toa que a meditação é conhecida como o pão dos sábios.
Os pecados ou egos são divididos em 7 grupos onde cada um é dirigido por uma cabeça de legião, ou seja: Luxúria, Ira, Cobiça, Gula, Preguiça, Inveja, Avareza. Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada à um objecto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação à outra Ira é um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa insulto.

Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objectivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos.

A vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.

Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja nos outros.

OBS. Parte do tema foi consulta na Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gula. O pecado da Gula representa o desejo insaciável do ser humano de ter sempre mais do que já tem e precisa.

Na maioria das vezes, as pessoas consideram a gula o pecado de comer excessivamente e mais do que necessita. Mas esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem. Uma forma de cobiça.

A gula é controlada pelo uso da virtude da temperança.

Avareza é o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre.

Preguiça é a inactividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico. Também é um tipo de procrastinação Um preguiçoso para a psicologia é uma pessoa sem resistência moral e psicológica para os desafios impostos pela vida. Que busca justificativa sempre externa para a sua falta de acção naqueles momentos decisivos que lhe surgem.

Ao compreender-se incapacitado – pela própria preguiça – de conseguir aquilo que deseja, pode ocorrer ao preguiçoso o sentimento de inveja, culpando os outros pela sua própria inércia, mesmo sendo ele aquele que foge das oportunidades de aprendizado apresentadas pela vida.

É justamente o ressentimento que assola o preguiçoso que dificulta o seu esclarecimento. Os apelos da família ou pessoas próximas para o seu melhoramento, principalmente se vierem na forma de cobrança, podem gerar – devido ao ressentimento – mais raiva e desejo de destruir tudo aquilo que lhe aparente querer retira-lo deste estado de inacção. Segundo Joanna de Ângelis, no livro citado na bibliografia, “o paciente, nesse caso, prefere ser lamentado a receber amor”.

Aquele que sofre de preguiça pode em alguns momentos recuperar a lucidez e desejar ter força para não mais sofrer deste mal. No entanto, é comum o sentimento de decepção quando se dá conta de que ainda não possui estabilidade emocional para empreender suas próprias conquistas. Nesta situação, o enfermo desanimado pode reforçar a sua crença na impossibilidade de cura, aumentando o seu ressentimento e a sua incapacidade de reerguer-se por si só. Luxúria, é o pior de todos. Os estudiosos dizem que foi o primeiro defeito a aparecer, e é o ultimo a morrer; está ligado a todos os outros e é responsável pela queda de grandes homens, sacerdotes, padres, presidentes, e dizem que até Anjos, (por isso se fala em Anjos caídos). Os defeitos psicológicos são mais de 10.000 (dez mil), e são chamados de agregados psicológicos, são como irmãos; cada um fortalece o outro. Difícil é vence-los, geralmente controlamos os nossos defeitos, mas eles estão dentro de cada um de nós.

About these ads

Uma resposta para “Os 7 pecados capitais ou os 7 defeitos humanos?!!”

  1. Ana Karolina(RORAIMA) 07/04/2010 às 11:30 #

    sabe adorei

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: