Jogos inesquecíveis: Botafogo 4×1 Flamengo

23 jul

No fabuloso ano de 1968 – o ano da enorme glória botafoguense e da inapelável mudança dos arcaicos valores sociais após o Maio de 68 – o Botafogo parecia ter perdido ingloriamente a Taça Guanabara, apesar de ser a melhor equipa brasileira daquele ano e de todos os tempos do futebol brasileiro.

No dia 8 de setembro de 1968 o Botafogo precisava vencer o Flamengo para poder conquistar a Taça Guanabara daquele ano, mas o empate de 0x0 persistiu até ao final do encontro, mantendo os dois rivais empatados e bastando ao Flamengo agregar um empate contra o Bonsucesso no último jogo para obter a desejada Taça.

A campanha flamenguista foi a seguinte:

27.07.1968: Flamengo 2×1 América
02.08.1968: Flamengo 1×0 Bangu
11.08.1968: Flamengo 2×1 Fluminense
18.08.1968: Flamengo 1×0 Vasco

Eis a campanha botafoguense, que começou com dois empates:

28.07.1968: Botafogo 1×1 Vasco da Gama
04.08.1968: Botafogo 1×1 América
10.08.1968: Botafogo 2×1 Bangu
01.09.1968: Botafogo 1×0 Fluminense
04.09.1968: Botafogo 1×0 Bonsucesso

Portanto, o empate deixou ambas as equipas com 9 pontos e o Flamengo com um jogo a menos, precisando apenas de empatar com o último classificado até ali, o Bonsucesso.

Terminado o jogo, a tradicional arrogância flamenguista fez os jogadores lançarem as camisas para a bancada, realizarem a volta olímpica dos vencedores e desdobrarem-se em entrevistas de arrogância pura. No dia seguinte, o Jornal dos Sports, sempre ao lado do Flamengo, questionava sobre a ‘selefogo’. “Cadê a Selefogo?”

Vergados ao empate, que funcionava como derrota, e que somente não aconteceu porque Caio teve um dia de inspiração, os botafoguenses seguiram para Goiânia, onde jogaram e venceram por 2×1 o Goiânia em amistoso. Nessa nesma noite, o Flamengo, 1º classificado, foi batido pelo Bonsucesso, último classificado, por um inapelável 2×0. Impunha-se a decisão entre Botafogo e Flamengo.

FICHA TÉCNICA
Bonsucesso 2×0 Flamengo
» Gols: Gonçalves (2)
» Competição: Taça Guanabara
» Data: 11.09.1968
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Renda: NCR$ 115.470,00
» Público: 47.821
» Árbitro: Armando Marques
» Bonsucesso: Ubirajara, Luís Carlos, Jurandir, Paulo Lumumba e Albérico; Fifi (Moisés), Didinho e Gibira; Gilbert (Jair Pereira), Gonçalves e Morais. (Gonçalves). Técnico: Velha.
» Flamengo: Marco Aurélio, Murilo, Onça, Guilherme, Paulo Henrique, Liminha, Rodrigues Neto, Carlinhos, Luís Claudio (Zezinho), Silva e Fio.


No dia 18 de setembro de 1968, no Maracanã, defrontaram-se Botafogo e Flamengo na disputa da Taça Guanabara. O Flamengo iniciou o jogo na retranca, mas foi o Botafogo que inaugurou o marcador logo aos 9 minutos da 1ª parte. Paulo Cézar ultrapassou Murillo na corrida, centro para a marca dos onze metros e Gérson, na corrida fuzilou de frente para o gol num chute rasteiro no canto esquerdo de Ubirajara. Botafogo.1×0.

Porém, na 2ª parte, o mesmo Gérson desperdiça uma grande penalidade sofrida por Jairzinho, derrubado por Ubirajara, chutando a bola no meio da baliza. O Flamengo agifgantou-se com esse momento e empatou aos 16 minutos através de Dionísio. Mas Gérson mantinha-se em grande forma. Logo aos 20 minutos Gérson empurra a bola para Jairzinho pela esquerda, ele gira sobre dois adversários, lança Zequinha em profundidade que, sem marcação, fuzila o ângulo direito de Ubirajara: Botafogo 2×1.

Nove minutos após, Jairzinho faz uma nova incursão pela ponta esquerda, entra na ártea e é derrubadio novamente por Ubirajara. Mas desta vez Gérson não titubeou: Botafogho 3×1.

Finalmente, aos 36 minutos, Paulo Cézar avança e, à entrada da área, passa a bola a Roberto que, no centro da grande área, chuta e estabelece a portentosa goleada final num Flamengo absolutamente atarantado: Botafogo 4×1.

E fez-se a verdadeira volta olímpica dos vencedores: a Selefogo, claro!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 4×1 Flamengo
» Gols: Gérson (1ºT), Zequinha, Gérson e Roberto (2ºT) (Botafogo); Dionísio (2ºT) (Flamengo)
» Competição: Taça Guanabara
» Data: 18.09.1968
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Público: 94.535 pessoas
» Árbitro: Armando Marques
» Botafogo: Cao (Wendell), Moreira, Zé Carlos, Leônidas (Dimas) e Waltencir; Carlos Roberto e Gérson; Zequinha, Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar. Técnico: Zagallo.
» Flamengo: Ubirajara Alcântara, Murilo, Onça (Jorge Andrade), Guilherme e Paulo Henrique; Nelsinho (Dionísio), Carlinhos, Liminha e Rodrigues Neto; Silva Batuta e Fio Maravilha. Técnico: Válter Miraglia.

Pesquisa e texto de Rui Moura (Mundo Botafogo)
Fichas técnicas de Pedro Varanda

Publicada por Rui Moura em 00:12 0 comentários
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: