VIVA NILTON SANTOS!

16 maio

Parabéns a Nilton Santos

Maior lateral-esquerdo de todos os tempos, craque completa 86 anos

Em 2010, Nilton Santos comemorou o aniversário ao lado de amigos como Gilson e Zagallo (AGIF / Reprodução Proibida)

Maior lateral-esquerdo de todos os tempos eleito pela Fifa, Nilton Santos nasceu no dia 16 de maio de 1925. Assim, completa 86 anos nesta segunda-feira. Parabéns à Enciclopédia do Futebol! Pela enorme identificação dele com o único clube pelo qual jogou, a data também é considerada o Dia do Botafogo.

Bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, Nilton Santos é até hoje reverenciado em todo o mundo por seu futebol em alto nível, precursor da ofensividade para os laterais. Pelo Botafogo, jogou de 1948 a 1964, com 723 jogos e 11 gols. Foi o atleta que mais atuou pelo clube.

Sua habilidade e controle de bola, aliados à categoria e à segurança, o transformaram no maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial, ganhando o apelido “A Enciclopédia do Futebol”. Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e na Seleção Brasileira, tendo defendido o Glorioso em 723 partidas, marcando 11 gols.

No Botafogo, foi campeão carioca quatro vezes (1948, 1957, 1961 e 1962) e conquistou dois Torneios Rio-São Paulo (1962 e 1964).Foi bicampeão mundial pela Seleção Brasileira, em 1958 e 1962, e esteve também nas Copas de 50 e 54. Nunca perdeu uma decisão e, assim como Garrincha, foi escolhido para a seleção da Fifa de todos os tempos, em eleição realizada em 1998. Parabéns, Nilton Santos! Parabéns, Botafogo!

Nilton Santos tem lugar especial na Galeria de Ídolos! Confira!


Botafogo de Futebol e Regatas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: